Diário de Campanha

Dungeons & Dragons - Forgotten Realms 3.5 - São Paulo / SP / Brasil

Aqui está e será publicado todo o meu trabalho como Dungeon Master. A campanha data do início de 2007, onde os seis meses iniciais foram necessários para a criação da estória (história) chamada “Cofre dos Deuses”, composta das crônicas:

“Casa de Prata”; com localização inicial em Lua Argêntea.
“Legiões de Tamoril”; na Cidadela de Tamoril.
“Serpente Branca”; na cidade de Águas Profundas.
“Vingança em Prata”; localizada na cidade de Luskan.

Criei apenas um esboço com fatos importantes, algumas dezenas de Personagens do Mestre e as chaves que poderiam desenvolver a aventura. Tentei tratar as crônicas como estórias relacionadas, porém não lineares, dando aos jogadores a opção de escolher qual delas fazer ou não.

Dungeon Master

19 de jan. de 2012

Águas Profundas



"Waterdeep é a principal força cosmopolita de Faerûn. Ela se beneficia de um excelente porto, um governo sábio, um espírito tolerante e uma tradição mágica fundamental que geralmente produz magos bons mais poderosos do que os maus... Seu apelido, a Cidade dos Esplendores, nunca é usado de forma sarcástica. O povo sabe que Águas Profundas é um local maravilhoso e a vida é melhor, ou pelo menos generosa, aqui." Texto extraído do Livro; "Forgotten Realms: Cenário de Campanha" 3Ed pag. 178

Águas Profundas é dividido em sete distritos, cada um com sua característica populacional e função na grande máquina viva conhecida como a "Cidade dos Esplendores":

Distrito do Castelo: Localizado no centro da cidade, esse distrito comporta o Monte Águas Profundas, e no ponto mais alto o Castelo Águas Profundas, moradia do justo Peiergeiron (Paladino de Tyr e único Lord da cidade com a identidade revelada). Abriga também parte das forças da "Vigília da Cidade" (grupo sob comando direto de Peiergeron), o arsenal mais poderoso da "Costa da Espada" e o centro de treinamento da "Guarda da Cidade". Além de um centro comercial popular (turístico), existem muitas residências civis (de todos os tipos) nesse distrito, sendo que algumas são as maiores e mais caras de todo o norte.

Distrito das Docas: O local mais pobre e feio da cidade, aqui impera um "pseudo-caos". Em primeira vista uma bagunça fedorenta, cheia de galpões de distribuição e recebimento de mercadoria, casas comerciais e moradia das pessoas mais pobres da cidade.

Distrito Norte: Dormitório da classe média da cidade, um distrito residencial repleto das famílias dos nobres menores e comerciantes.

Distrito Marítimo: A maior concentração de riqueza do norte, residência das famílias mais ricas da cidade (nobres ou não). Comércio, arte e entretenimento em ruas amplas para o deleite dos mais abastados. A famosa arena, Campo do Triunfo, fica neste distrito.

Distrito Sul: Conhecido como "Cidade Caravana", é o porto seco da cidade, recebendo caravanas para a carga e descarga de mercadorias. As residências e comércio deste distrito são preparados para receber esses viajantes de forma calorosa, em contrapartida é o distrito mais vigiado pela guarda local.

Distrito Comercial: As lojas que nunca fecham, aberto e "a pleno vapor" durante o dia inteiro, todos os dias da semana. O comercio neste distrito apenas para em poucas datas de festividade durante o ano, e mesmo nelas suas ruas permanecem movimentadas. Guildas e outras organizações (legais ou do submundo) possuem sede nesse distrito.

A Cidade dos Mortos: O cemitério da cidade, aberto durante o dia, fechado e patrulhado a noite. Portais (mágicos) , seitas e reuniões misteriosas são frequentes neste local. De simples lápides até grandiosos mausoléus, um espaço ilimitado para receber os cidadãos em seu descanso final.

A cidade possui centenas de lugares interessantes, e talvez, as maiores e mais perigosas "dungeons" de todo o reino. Seu eficiente sistema de esgoto abriga inúmeras criaturas, que fizeram da primeira camada do subterrâneo seu lar. Portais e conexões físicas ligam pontos da cidade e até mesmo dos reinos, e alguns podem levá-lo para outros planos. Os templos estão espalhados por toda a cidade, mas, existe uma concentração maior nas fronteiras do "Distrito do Castelo".

Montanha Subterrânea & Porto da Caveira: O insano e poderoso Halaster "Manto Negro", iniciou a construção de seu "infinito" covil no subterrâneo, do monte hoje conhecido como Monte Águas Profundas, muitos anos antes de haver qualquer indício de civilização na região. Hoje, Undermountain é a maior e mais perigosa dungeon conhecida de todos os reinos. O "Porto da Caveira" é a sombra terrível de todo o esplendor de Águas Profundas, uma cidade subterrânea, com ligações com o profundo submundo e os horrores da Montanha Subterrânea. Habitado por indivíduos malignos de todo tipo; raças e credos que não conseguem viver na ordem da civilização da superfície.





Grupos de interesse comum como guildas, organizações ou até mesmo seitas fazem o submundo de Waterdeep fervilhar. O estado possui certo controle sobre essas instituições (o conselho oculto dos Lordes de Águas Profundas), mas normalmente este controle está mais ligado a satisfação da população em viver em uma cidade que promove "bem estar", organização e justiça. Muitas das grandes personalidades dos reinos vivem ou viveram na cidade, como o famoso Khelben "Cajado Negro" Arunsun, e provavelmente esta maravilhosa metrópole será o berço, e túmulo, de inúmeros outros heróis.




Eagles Pub & Midnight Bar: No distrito comercial, o estabelecimento conhecido como "Pub das Águias" é o tradicional ponto de encontro dos aventureiros profissionais. Contratos, informações e duelos são garantidos mesmo em uma breve visita. O "Bar da Meia-Noite", que possui esse nome em homenagem a maga Midnight, tem sua entrada nos fundos do "Eagles Pub", apenas os sócios (os heróis mais famosos de todo o reino) e alguns poucos convidados conseguem enxergar a porta de entrada (um portal que leva para esse pequeno plano que coexiste com o prédio do Pub das Águias).



 
Refúgio da Arte (Esgotos): Parte dos esgotos do distrito marítimo é habitado pelo misterioso e recluso, Paero Panthom, conhecido também como "Gênio Fantasma". Ele é considerado o mais completo artista de todo o norte. Muitos estudantes da Nova Olamn, quando formados ou não acreditando mais nos métodos da escola, procuram desesperadamente pelos ensinamentos do "Gênio Fantasma", mas normalmente encontram a morte nas garras de criaturas dos esgotos ou armadilhas terríveis. O museu subterrâneo, chamado Refúgio da Arte, é o palácio oculto onde vive Paero.

Forte do Sangue Frio: Um forte construído com lanças, ao redor de uma gigantesca toca de Gnoll, a vários quilômetros de distância ao leste de Waterdeep. Lá vive, em galpões de madeira, barracas e no subsolo, um poderoso e semicivilizado clã Gnoll. Sua jovem matriarca, Hyaenidae, é uma das lideres da organização conhecida como "As Serpentes".

As Serpentes: A mansão de "Aurol Horn II" está localizada na fronteira do distrito do castelo com o marítimo, Adeth, sua esposa, raramente está presente. A famosa cantora sempre está viajando, cumprindo suas obrigações como artista e como líder da organização.


4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Adorei os detalhes e as descrições dos post's de mapas.
    .
    Eu gosto de narrar as aventuras de uma forma mais romantizada, nem sempre detalhando tão bem o cenário e os detalhes.
    .
    Não por não querer, mas pela dificuldade que é gerar todo esse conteúdo. Acho incrível quando vejo um cenário detalhado desta forma.
    .
    Os personagens, suas estórias, cada ponto do mapa. Incrível mesmo.
    .
    Parabéns.
    .
    #GuerreiroBardo

    ResponderExcluir
  2. E aê Fábio, valeu mesmo! : )

    Bom, eu gosto muito desse nível de complexidade em um cenário! Forgotten Realms muitas vezes é criticado por essa complexidade, e variedade de temas em um só cenário, mas é justamente isso que me atrai.

    A construção de um mundo, como FR, é impossível para um só indivíduo, então o que eu faço é apenas ler muito sobre Forgotten Realms, e desenvolver detalhes de minha autoria. No caso desse post, sobre Waterdeep, a descrição da cidade é uma leitura minha do material oficial, e detalhes como o Eagles/Midnight Pub, o Refúgio da Arte, o Forte do Sangue Frio e a organização As Serpentes, juntamente com seus personagens, é a minha criação para ser desenvolvida na campanha pelos jogadores.

    Confesso que quando introduzo material (meu ou oficial) com esse nível de "background" na sessão de jogo (on game), a maior parte não será descrita ou até mesmo absorvida pelos jogadores, mas ela está lá mesmo assim, como em uma fundação sólida em um prédio (não vemos, mas ela está lá).

    Obrigado pela visita Fábio, e até +

    ResponderExcluir
  3. Bom, realmente sensacional, continuarei acompanhando.
    .
    Aguardo você no blog do Guerreiro Bardo também.
    .
    http://guerreirobardo.blogspot.com/
    .
    Será muito bem vindo.

    ResponderExcluir

Pesquisar: Os Reinos Esquecidos

UDG FR
Forum FR
Wiki FR